EMENTA e CONTEÚDO
EMENTA e CONTEÚDO
1. EMENTA
O desenho. Estrutura do corpo. Desenho a mão livre. Curva de Bezier. Imagem bitmap. O desenho vetorial.
2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E METODOLOGIA
Caracterização do desenho (2D, 3D, luz, volume, sombra e perspectiva). Caracterização de elementos para desenho (lápis, nanquim, réguas e tipos de papel). Anatomia humana (estrutura óssea e muscular). Técnicas para o desenho de face (olhos, boca, orelha, nariz e crânio). Estruturando um personagem (infantil, adulto, humano, monstro e animal). Criando conceitos para personagens (heróicos, vilões, pícaros e mentores). Aprendendo a desenhar cartoons para produção de animações. Caracterização de estilos de desenho (mangá, cartoons e plásticos). Processando o desenho analógico para plataforma digital (digitalização, tratamento e vetorização). Uso de software para renderização (Ilustrator e Photoshop). Pixel e vetor. Conceitos de nó e ferramentas de edição e construção de nó.
Aulas expositivas e práticas com uso de laboratório de desenho e laboratório multimídia para renderização de imagens; realização de exercícios intra e extra sala de aula; debates e seminários concernentes à exploração de temas relacionados ao universo de desenho, pintura e quadrinhos; utilização de recursos audiovisuais e multimídia.
Avaliações:
Disciplina com avaliação única:
Obs: a formatação da pontuação será dividida em três etapas:
1 – Entrega dos desenhos realizados durante o semestre [até 2 (dois) pontos]
2 – Trabalho individual para composição de personagem humanoide para game 2D [até 2 (dois) pontos]
3 – Trabalho individual com pontuação em duas fases:
a. Desenvolvimento de personagens, cenários, itens e objetos para game 2D e exposição [até 4 (quatro) pontos]
b. Produção de storyboard para animação de projeto multimídia [até 2 (dois) pontos]
3. BILIOGRAFIA
Básica:
EDWARDS, Betty. Exercícios para desenhar com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
MENEGOTTO, Jose Luis. O Desenho Digital. Rio de Janeiro: Interciência, 2000.
PARRAMON'S EDITORIAL TEAM. Fundamentos do desenho artístico: aula de desenho. São Paulo: WMF Martins Fontes 2007
Complementar:
BELLANGER, Camille. Desenho artístico. 2. ed. São Paulo: Parma, 1982.
CURSO de desenho e pintura. São Paulo: Globo, 1996.
FERREIRA, Sueli. Imaginação e linguagem no desenho da criança. 1. ed. Campinas: Papirus, 1998.
KELMAN, Nic. Video game art. New York: Assouline, 2005.
LEE, Stan; BUSCENA, John. How to draw comics the marvel way. New York: Simon & Schuster, 1984.
MELISSINOS, Chris; BROUN, Elizabeth. Art of video games, the from Pac-man to mass. USA: Random House, 2012.
PIOLOGO, Ricardo; PIOLOGO, Rodrigo (Orgs.). Aprenda a desenhar cartoons para produção com animação e computadores. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.
VANDERPOEL, John H. O desenho da figura humana. 2. ed. São Paulo: Parma, 1978.
O desenho. Estrutura do corpo. Desenho a mão livre. Curva de Bezier. Imagem bitmap. O desenho vetorial.
2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E METODOLOGIA
Caracterização do desenho (2D, 3D, luz, volume, sombra e perspectiva). Caracterização de elementos para desenho (lápis, nanquim, réguas e tipos de papel). Anatomia humana (estrutura óssea e muscular). Técnicas para o desenho de face (olhos, boca, orelha, nariz e crânio). Estruturando um personagem (infantil, adulto, humano, monstro e animal). Criando conceitos para personagens (heróicos, vilões, pícaros e mentores). Aprendendo a desenhar cartoons para produção de animações. Caracterização de estilos de desenho (mangá, cartoons e plásticos). Processando o desenho analógico para plataforma digital (digitalização, tratamento e vetorização). Uso de software para renderização (Ilustrator e Photoshop). Pixel e vetor. Conceitos de nó e ferramentas de edição e construção de nó.
Aulas expositivas e práticas com uso de laboratório de desenho e laboratório multimídia para renderização de imagens; realização de exercícios intra e extra sala de aula; debates e seminários concernentes à exploração de temas relacionados ao universo de desenho, pintura e quadrinhos; utilização de recursos audiovisuais e multimídia.
Avaliações:
Disciplina com avaliação única:
Obs: a formatação da pontuação será dividida em três etapas:
1 – Entrega dos desenhos realizados durante o semestre [até 2 (dois) pontos]
2 – Trabalho individual para composição de personagem humanoide para game 2D [até 2 (dois) pontos]
3 – Trabalho individual com pontuação em duas fases:
a. Desenvolvimento de personagens, cenários, itens e objetos para game 2D e exposição [até 4 (quatro) pontos]
b. Produção de storyboard para animação de projeto multimídia [até 2 (dois) pontos]
3. BILIOGRAFIA
Básica:
EDWARDS, Betty. Exercícios para desenhar com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
MENEGOTTO, Jose Luis. O Desenho Digital. Rio de Janeiro: Interciência, 2000.
PARRAMON'S EDITORIAL TEAM. Fundamentos do desenho artístico: aula de desenho. São Paulo: WMF Martins Fontes 2007
Complementar:
BELLANGER, Camille. Desenho artístico. 2. ed. São Paulo: Parma, 1982.
CURSO de desenho e pintura. São Paulo: Globo, 1996.
FERREIRA, Sueli. Imaginação e linguagem no desenho da criança. 1. ed. Campinas: Papirus, 1998.
KELMAN, Nic. Video game art. New York: Assouline, 2005.
LEE, Stan; BUSCENA, John. How to draw comics the marvel way. New York: Simon & Schuster, 1984.
MELISSINOS, Chris; BROUN, Elizabeth. Art of video games, the from Pac-man to mass. USA: Random House, 2012.
PIOLOGO, Ricardo; PIOLOGO, Rodrigo (Orgs.). Aprenda a desenhar cartoons para produção com animação e computadores. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.
VANDERPOEL, John H. O desenho da figura humana. 2. ed. São Paulo: Parma, 1978.
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